CORRIDA PARA INICIANTES – DICA 3: EVOLUIR DA CAMINHADA PARA CORRIDA

Para correr é preciso ter prática na caminhada. Então é importante caminhar por um bom tempo, aumentando o ritmo aos poucos. Após conseguir caminhar num bom ritmo, já dá para pensar em dar alguns trotes.

É importante estar praticando a caminhada por um período, assim seu corpo já estará habituado ao exercício e haverá algum preparo cardiorrespiratório.

A figura mostra as dicas para caminhar corretamente, foram retiradas da matéria http://runnersworld.abril.com.br/materias/caminhada/.

 

caminhada

Depois de conseguir praticar alguns trotes pode-se pensar em intercalar a caminhada com a corrida.

Abaixo uma planilha como exemplo de como podemos fazer essa evolução. Foi retirado de http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/vire-uma-corredora-de-verdade/. Veja que nessa sugestão tem entre os dias de caminhada/corrida, dias de fortalecimento, pois se não houver poderão ocorrer lesões, dores e logo a desistência.

image

planilha camcor

Como me lesionei e parei de correr, vou voltar como se fosse no início. Começar tudo novamente mas com cuidado e com as dicas certas! Próxima semana já vou intercalar minha caminhada com alguma corridinha. Let’s go!!!

 

 

5 pensamentos sobre “CORRIDA PARA INICIANTES – DICA 3: EVOLUIR DA CAMINHADA PARA CORRIDA

  1. Muito legal seu blog, vou passar a te seguir. Vou ser bem sincera, tenho medo de correr kkkk Mas você da ótimas dicas, acho que começar aos poucos é o melhor, principalmente para alguém tão acima do peso como eu.
    Bem, estou começando minha luta agora… da uma passada lá depois =)

    http://conkamila.wordpress.com/

    • Kamila, que legal vc acompanhar meu blog. O muito bom correr por inúmeros motivos, desde peso corporal até mesmo psicológicos, mas tem que ser devagar. Eu me machuquei por isso dou essa dica!
      Espero que vc comece logo!
      Vou seguir vc tb!!!
      Bj
      Vanessa

  2. Oi vanessa,
    Esse comentários são importantes para nós que praticamos a corrida. Corro a bom tempo,já fiz diversos pódios, inclusive no exterior (5 milhas -Washington DC) em 2013. 1º na faixa etária.(60-64) Hoje, por contusões e inflamações, dei uma parada, e estou voltando, com 4/5km, 3 vz por semana, num ritmo de 6/1km. Vendo os comentários sobre maneira correra de corrida. Gostaria de saber: nos meus teste de pisada, acusa pisada neutra,porém nos meus tenis, apresentam desgaste na parte interna/frontal do dedão, parecendo pronação. Uso os tenis neutro. As vezes sinto desconforto na região dos quadris após os treinos. Minha pisada sempre são mais tracionadas pelo calcanhar. Isso influi no rendimento da corrida.? Quando corro pisando mais com a planta dos pés, ocasionam muito cansaço e acidose nos músculos das coxas. Sugestões ???!!!
    abçs e bons treinos.

    Jairo clecio

Deixe um comentário

