Índice glicêmico dos alimentos de festa junina

O conhecimento do índice glicêmico é aliado para o desempenho do corredor. Simplificadamente define-se como índice glicêmico a velocidade em que o carboidrato é transformado em glicose e consequentemente sua absorção ocorre de acordo com essa velocidade de degradação.

Corredores normalmente utilizam alimentos de moderado ou baixo índice glicêmico antes das corridas, para que a glicose possa ser absorvida lentamente e durante todo o percurso. Obviamente conforme o tempo da corrida deve-se repor esses carboidratos.

Durante o inverno é comum encontrarmos alimentos típicos de festa junina, que são extremamente saborosos, alguns fornecem nutrientes importantes e ainda tem aqueles com índice glicêmico favorável à prática esportiva. É importante observar a classificação do índice glicêmico (segundo Brand-Miller et al., 2003) sendo baixo IG < 55; IG moderado de 56 a 69 e alto IG < 70.

Pinhão cozido: IG 67

Mandioca cozida: IG 57

Batata doce : IG 61

Milho verde: IG 97

Amendoim: IG 15

Tapioca cozida: IG 70

Pipoca de microondas: IG 72

 

Referências:

Brand-Miller JC, Burani J, Foster-Powell K, Holt S. The new glucose revolution: complete guide to glycemic index values. New York: Marlowe & Company; 2003.

Brand-Miller JC, Foster-Powell K, Colagiuri S. A nova revolução da glicose. Rio de Janeiro: Elsevier; 2003.

Foster-Powell K, Holt SHA, Brand-Miller JC. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Am J Clin Nutr. 2002;76:5-56.

Resposta Glicêmica de Alimentos Brasileiros. TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS – TBCA-USP 5.0.Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tabela/lista.asp?base=r

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9 pensamentos sobre “Índice glicêmico dos alimentos de festa junina

    • Oi Deysi, não é necessariamente ruim, mas precisamos dar preferencia aos carboidratos com baixo ou moderado índice glicêmico. Claro que as x não tem problema!!!! E também esses valores são retirados de tabelas e nem sempre são fidedignos! É só uma base! Não fica apavorada !!!
      Kkkkk
      Bj
      Vanessa

  1. Adoro amendoim, ufa! rs, gosto de comer antes durante minhas aventuras, já batata doce somente quando estou em casa. Ótimo alerta, o ruim é para você poder obter esses índices na hora das compras. rsrs

    • Flávio
      O importante é ter uma ideia dos que são muito altos e evitá-los! Não tem como a gente saber tudo, não é? Calorias, nutrientes, fibras, índice glicemico…,
      Kkkkk
      Abraço
      Vanessa

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