Vamos nos preparar para o inverno? Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios para evitar algumas doenças.

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Chegando o inverno é importante nos prepararmos para que nossa imunidade esteja em dia. Os treinos no frio ao ar livre podem propiciar as doenças respiratórias e com a ajuda de alguns alimentos podemos fortalecer nossa imunidade.

Lista de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios

  1. Frutas cítricas: laranja, kiwi, limão, acerola, goiaba, etc. (ricas em vitamina C e flavonoides)
  2. Goji berry: fruta riquíssima em vitamina C quase 100x mais do que a laranja. Consuma em forma da fruta seca ou em pó. Recomendação de 15 a 40g de fruta seca por dia.
  3. Vegetais verdes escuros: couve, rúcula, agrião, brócolis, espinafre, couve de Bruxelas. (são ricos em ácido fólico importante para a formação de glóbulos brancos e ainda em vitaminas do complexo B)
  4. Alho e cebola: possuem selênio e zinco antioxidantes importantes. Consumir na preparação dos alimentos e ainda cru nas saladas.
  5. Gengibre: Possui ação bactericida e ajuda também no emagrecimento por ser um alimento termogênico. Consumir batido nos sucos, chás, legumes refogados, molhos, etc.
  6. Castanha-do-pará: consumir 2 por dia. Possui grande quantidade de selênio que é um potente antioxidante.
  7. Frutas e vegetais amarelos alaranjados: cenoura, manga, mamão, damasco seco, abóbora cabotiã, melão, mamão. Esses alimentos são ricos em vitamina A que possui propriedade antioxidante.
  8. Nozes, castanhas, amendoim: ricos em vitamina E, é um antioxidante que melhora a imunidade e o envelhecimento.
  9. Tomate: rico em licopeno que combate os radicais livres e envelhecimento.
  10. Ômega 3: presente dos óleos de girassol, canola, azeite de oliva, salmão fresco e sardinha fresca. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante.
  11. Abacate: possuem propriedades anti-inflamatórias e também a presença de gorduras boas para nosso organismo.
  12. Cranberries: excelente anti-inflamatório, inclusive para doenças do trato urinário e digestório.
  13. Repolho roxo: rico em antocianinas, substância anti-inflamatória.

 

Dicas:

  • tomar um chá com limão e mel todos os dias pela manhã ou à noite,
  • consumir um mix no lanche da tarde com (2 castanhas-do-pará, 2 castanhas de caju, 15 g de goji berry, 2 damascos),
  • fazer es refeições com azeite de oliva e coloque nas saladas azeite de oliva, alho e cebola picados.
  • tomar um suco pela manhã (couve, água de coco, gengibre e cranberrie). Se não achar a fruta cranberrie, colocar o suco que encontra-se me supermercados e casa de produtos naturais.
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4 pensamentos sobre “Vamos nos preparar para o inverno? Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios para evitar algumas doenças.

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