SUPER SUCO ROSA PARA CORREDORES (com embasamento científico): beterraba, hortelã, goji berry, chá-verde e água de coco.

Depois das descobertas dos benefícios do suco verde começamos observar a recomendação do consumo do suco rosa com a beterraba. Então resolvi elaborar um super suco específico para ser consumido antes da corrida. Este suco possui as recomendações dos ingredientes por meio de embasamentos científicos e mais recentes publicações.

 

Ingredientes:

200g de beterraba

folhas de hortelã-pimenta

15g de goji berry

1 colher de sopa chá-verde em pó

água de coco

 

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, acrescentar a água de coco até completar o volume desejado.

 

Usar por quê?

 

BETERRABA

A beterraba pode ser consumida cozida antes da corrida mas para quem não se sentir atraído por este alimento, podemos consumir em forma de suco. A beterraba pode melhorara performance na corrida, segundo o estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics em 2012 realizado com corredores, mostrou que os que consumiram 200g de beterraba antes da corrida (1 hora) correram em media 3% mais rápido e este aumento foi observado nas últimas 1,1 milhas. Segundo os pesquisadores isto se deve a presença do nitrato (também presente em outros vegetais).

Eu indico a beterraba para corredores também por causa do carboidrato, a beterraba possui uma quantidade elevada de carboidrato que é necessário para a corrida.

Neste suco foi tulizado 200g de beterraba crua mas o suco ficou bem grosso. Não recomendo coar.

MURPHY M et al. Whole beetroot consumption acutely improves running performance. J Acad Nutr Diet. 2012, 112(4):548-52. doi: 10.1016/j.jand.2011.12.002.

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22709704)

 

HORTELÃ-PIMENTA OU PEPPERMINT

Journal of the International Society of Sports Nutrition em 2013 publicou uma pesquisa com o uso do óleo de peppermint em corredores, neste estudo foi usado 0,05mL do óleo misturado á água. Esta bebida era consumida antes do exercício todos os dias por 10 dias. Observaram que os mesmos correram mais e com maior rapidez. Essa hortelã melhorou a função respiratória, rítmo cardiaco, pressão arterial sistêmica e a performance.

Podemos procurer em farmácias especializadas o óleo de peppermint, mas nesta receita indico folhas.

ABBAS M, et. al. The Effects of Peppermint on Exercise Performance. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2013, 10-15. (http://www.jissn.com/content/10/1/15)

 

CHÁ-VERDE

O chá-verde já é bem conhecido e suas principais funções estão relacionadas à redução da gordura corporal, controle do peso corporal, manutenção da densidade óssea, efeito hipoglicemiante e por ser um antioxidante auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Os estudos demonstram que o mesmo é um dos alimentos antioxidantes mais eficazes.

Neste suco eu utilizei o chá-verde concentrado em pó e com sabor de limão. Nas casas especializadas existem diversos sabores.

LAMARAO RC, FIALHO E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr., 2009; 22(2): 257-269.

(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000200008&lng=en&nrm=iso>)

 

GOJI BERRY

Lycium Barbarum ou Goji Berry é uma fruta muito rica em vitamina C, complexo B e também é um alimento antioxidante. O consume desta fruta possui inúmeras vantagens, como auxilia na melhora da função gastrointestinal, diminui o estresse, aumenta o metabolismo, melhora na qualidade do sono, diminui a fadiga e melhora no rendimento durante as atividades físicas. Por auxiliar na hora do exercício físico acaba influenciando na diminuição do peso corporal. Possui ainda na sua composição o ácido graxo linoléico que ajuda na redução da gordura corporal. Um estudo realizado com indíviduos ativos ingerindo 120ml de suco por 15 dias, demostrou que estes apresentaram maior rendimento durante os exercícios físicos.

Recomenda-se o uso de 15 a 45g da fruta desidratada ou em pó (já que a fresca é muito difícil encontrar no Brasil) ou ainda 120 ml de suco.

Nesta receita do suco utilizei 15g da fruta desidratada.

BUCHELI P, et al. Goji berry effects on macular characteristics and plasma antioxidant levels. Optom Vis Sci. 2011 Feb;88(2):257-62. doi: 10.1097/OPX.0b013e318205a18f. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21169874)

 

ÁGUA DE COCO

Na receita do suco verde (https://nossodiariodetreino.wordpress.com/2013/12/26/suco-verde-depois-das-ceias-festivas/) eu expliquei que este ingrediente é um isotônico natural rico em minerais.

 

Gostaram da minha receita?

Imagem

Vamos dar aquele “up” no nosso treino.

Boa corrida!!!!

Bj

Vanessa

 

 

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13 pensamentos sobre “SUPER SUCO ROSA PARA CORREDORES (com embasamento científico): beterraba, hortelã, goji berry, chá-verde e água de coco.

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