Você esta tomando refresco, néctar, refrigerante ou suco de fruta? Saiba identificar cada um deles.

Nas prateleiras dos supermercados encontramos diversas opções de sucos em  caixinhas, que normalmente compramos para nossas refeições rápidas ou para os lanches de nossos filhos.  Mas diante de tantos rótulos e nomes ficamos confusos na hora de escolher qual produto seria mais saudável. Neste post vamos esclarecer essas diferenças.

Pra começar o verdadeiro suco é aquele produzido na hora com a fruta  “in natura”, sem adição de água e nem açúcar. O suco de caixinha precisa ter no mínimo 50% de polpa de fruta na sua composição ou para as frutas mais ácidas a concentração de polpa pode ser menor, como por exemplo, no suco de maracujá pode-se ter 35% de polpa.

Para o néctar de fruta (maioria dos produtos encontrados nas caixinhas) exige-se cerca de 30% de polpa, adição de açúcar e água. Os refrescos devem ter também 30% de polpa de fruta e os refrigerantes de fruta 10%.

A legislação só estabelece a quantidade de açúcar permitida para os sucos adoçados, que deve ser no máximo 10% do total de peso, os demais produtos como néctar, refresco e refrigerantes podem adicionar qualquer quantidade de açúcar.

A partir de dezembro de 2014 deveremos observar modificações nos rótulos destes produtos, onde haverá maior exigência em relação à composição. Os sucos de frutas deverão conter 100% de polpa de fruta e o néctar deverá conter 40% ou menos dependendo da acidez da fruta. O néctar de laranja e de uva poderão em 2016 conter até 50% da polpa.

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) recentemente (02/2014) avaliou 31 marcas de néctar de frutas e observou que 10 foram reprovados por não conter o mínimo exigido (30%) de polpa de frutas, observou também o excesso de açúcar adicionado nestas bebidas segundo o parâmetro do Reino Unido, já que no Brasil ainda não existe regulamentação para este ingrediente. Em termos práticos o néctar tinha cerca de 2 colheres de sopa cheias de açúcar para cada caixinha  de produto (ver a matéria do IDEC na íntegra).

O IDEC criou um vídeo muito interessante sobre o tema, onde as crianças e os pais descobrem o que realmente existe nas caixinhas de suco, não deixem de assistir, é esclarecedor !!!!

Eu ando de supermercado em supermercado à procura de um suco mais saudável para colocar na lancheira dos meus filhotes, mas não consigo achar nada parecido com suco de frutas, moro no interior e aqui temos uma oferta mínima de produtos. Nas cidades maiores encontrei alguns produtos melhores, mas mesmo assim fico meio desconfiada quando leio que não tem nenhum açúcar ou conservante.

Uma dica é ler os ingredientes, normalmente os que vem escrito primeiro são os que possuem maior concentração no produto.

O melhor mesmo é ter tempo para um suco natural, espremido na hora, sem açúcar e o mínimo de água. Temos que nos organizar e criar esse hábito, pois além dos produtos terem muito açúcar, água e pouca fruta, tem aqueles aditivos e conservante terríveis à saúde.

 sucos

Na foto podemos observar um exemplo de Néctar de fruta e outro de Suco misto de fruta.

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18 pensamentos sobre “Você esta tomando refresco, néctar, refrigerante ou suco de fruta? Saiba identificar cada um deles.

  1. Eu virei uma chata ao fazer compras… leio tudo sempre… e se nos ingredientes tiver açúcar não compro. Se for um dos primeiros ingredientes da lista, então, passo longe, fazendo o sinal da cruz… Hehehe

  2. Nos mercados dou preferência os de nectar.
    O preço é bem mais acessível e é de relativa “qualidade”.
    Mas também gosto mesmo é dos naturais. Aí sim me esbaldo.
    Obrigado pela orientação Taís

  3. Por isso que meu suco preferido é o de laranja natural, apenas com gelo haha
    Tem mais de um ano que não bebo refrigerantes, de início eu tomava esses sucos, achando que estava fazendo o certo. Mas depois que comecei a ter mais informação abandonei tudo, ainda mais pelo o sódio que é altíssimo, dá medo haha
    Enfim, adorei o seu texto! Bjs

  4. Foi muito bom começar a segui-la, Vanessa, pois o meu suco preferido é o FIT… em pó, parecido com o Tang, mas sem açúcar. Quem sabe agora, com vc, poderei mudar meus hábitos. Obrigada pela postagem!
    PS: Caso possa, experimente o FIT LIMÃO, parece uma limonada suíça… Eu preciso tomar jeito.

  5. Vanessa, eu AMO suco natural, mas sem condições de fazer todo dia. Estou tomando aqueles com soja. São bem gostosos. São nutritivos? Ou melhor: menos ruins? rs

    • Oi Deysi,
      Na verdade os sucos com soja tb possuem pouca fruta, o que altera é o acréscimo da soja mesmo. A dica é mesmo ler o rótulo e ver a quantidade de açúcar e outros ingredientes presentes.
      Espero ter ajudado!
      Bj
      Vanessa

  6. Pois é! Muito bacana esse vídeo. Eu sabia desse lance do néctar, e desde que descobri, quando não tenho opção de tomar suco natural, eu peço um AdeS de maçã e vida que segue!

    Parabéns pelo post e pelo blog!!

    • Bruna,

      Que bom que gostou do post! Eu adoro a participação de vcs!!!
      Entretanto o suco à base de soja tem os mesmos problemas em relação ao açúcar. Mas consumir em menor frequência não é tão ruim!!
      bj
      Vanessa

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