DESCANSO ENTRE AS CORRIDAS É NECESSÁRIO

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Correr é viciante, não dá vontade de descansar um dia sequer. Pra mim e muitos corredores o ideal seria correr diariamente e confesso que minha rotina já foi assim. Depois descobri que meu corpo clamava por um “day off”.

Quer saber os motivos pelos quais você precisa descansar?

–                Primeiramente é preciso prevenir que ocorra overtraining, ou seja, treina-se demasiadamente a ponto do organismo não conseguir recuperar. Esse quadro desencadeia a diminuição do desempenho e alterações bioquímicas e psicológicas. Descansar é uma das atividades que previne overtraining.

–                Lesões ocorrem também pelo excesso de treino, por isso, descansar, alterar o tipo de atividade física ou diminuir o esforço físico pode prevenir o aparecimento de lesões. Estas se ocorrerem irão despender de um tempo maior para seu tratamento.

–                O descanso restaura os níveis de glicogênio muscular, este é utilizado durante as corridas e é necessário parar os treinos para restabelecer as taxas de glicogênio muscular que serão utilizados na próxima corrida.

–                É necessário pelo menos um dia de descanso total e outros dias intercalados com descanso ativo, ou seja, um dia corre conforme o planejado e no próximo dia faz-se outras atividades ou uma corrida mais curta e leve. O primordial é observar o corpo, dores, fadigas, esgotamento físico e mental.

–                Lembro de um curso que fiz em que o orador falava “o organismo inflama e você descansa pra recuperar, depois inflama e recupera, inflama e recupera”, ou seja, durante o esforço físico ocorrem inflamações e a regeneração destas é que fazem melhorar a performance.

–                Tempo de Recuperação: (http://revistacontrarelogio.com.br/materia/treinamento-e-descanso-qual-a-combinacao-ideal/)

( Tipo de treino – Tempo de recuperação)

  • Corrida 1h (ritmo confortável/moderado) – 24 h de recuperação
  • Longos 2h (ritmo confortável/moderado) – 72 a 96 h de recuperação
  • Tiros 400 a 1000m (ritmo forte) – 36 a 48 h de recuperação
  • Musculação (moderado) – 24 a 36 h de recuperação 

Eu corro 4x/semana e faço musculação 4x/sem e meu day off é no domingo! Descansar é preciso!!!! Correr depois também!!!!

Bjs

Vanessa

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3 pensamentos sobre “DESCANSO ENTRE AS CORRIDAS É NECESSÁRIO

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