Parabéns aos profissionais mais ligados à corrida !!!! Será?

nutrieduca

Hoje, 31 de agosto é o Dia da Nutricionista… viva pra mim e todos (as) Nutricionistas!

Amanhã, 1 de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física !!

Este post é uma homenagem para estes profissionais que estão intimamente ligados ao mundo das corridas amadoras e profissionais de rua. O treinador que é da área de educação física tem a função de montar as planilhas de treino, acompanhar a evolução dos atletas, montar treinamentos funcionais, condicionamento físico, dentre inúmeras outras atividades. A nutricionista pode montar um plano alimentar individualizado, prescrever suplementação nutricional, realizar avaliação nutricional etc, etc. Ambos são responsáveis pela evolução do atleta amador ou profissional e sem o treinamento adequado e uma alimentação equilibrada não se atinge os objetivos.

MAS UMA PERGUNTA ME INTRIGA: ELES CORREM? SEU TREINADOR OU NUTRICIONISTA CORRE? ISSO TEM RELEVÂNCIA?

Eu penso que tem importância sim! Na teoria todo profissional quando formado sabe o básico para acompanhar um corredor (pelo menos amador), mas é vivenciando que se tem a real noção da prática, se aquilo que prescreveram realmente funciona, se é prático e viável.

Primeiro é importante salientar que tanto na educação física quanto na nutrição não existem disciplinas específicas sobre corrida. Na faculdade tem-se uma noção sobre essa modalidade, mas nada muito aprofundado. É necessário os profissionais realizarem especializações, cursos, atualizações e de forma constante, porque nesse campo tudo muda muito rápido.

Lembro-me de um curso que fiz sobre Assessoria Esportiva para Corridas de Rua e a primeira coisa que o ministrante disse foi: Quem aqui corre levanta a mão? (diga-se de passagem, que nem todos ergueram a mão) Porque se você não corre, esquece! Pra treinar um corredor você vai precisar ser um!

E as (os) nutricionistas? Precisam correr? Ahhhh, precisa! Porque é na prática que você percebe se aquele lanche pré-treino deu mesmo tempo pra preparar, se aquele suplemento teve boa digestibilidade, se na lá no meio do seu treino faltou uma energia! Não precisa ser um atleta, mas precisa praticar.

Claro que essa é a minha percepção e obviamente existem outras opiniões, não é?

Perguntei a algumas nutricionistas e profissionais da educação física porque começaram a correr:

A maioria das nutricionistas respondeu que foi para auxiliar na diminuição do peso corporal (um dos meus motivos também), outras pror causa de outras pessoas, por conta do grupo, para parar de fumar, por entusiasmo de um amigo. Larissa Otero é nutricionista e faz parte de um grupo de corrida específico para mulheres, ela disse que “corrida em grupo é muito mais motivacional que sozinha … no grupo sinto que sou capaz de correr sempre mais do que sozinha, pois sempre tem alguém do meu lado me motivando a continuar …”.

Os profissionais de educação física responderam que foi por causa do corpo, desempenho e do trabalho. Felipe de Souza disse que começou a correr especificamente para trabalhar com corrida de rua.

Voltando as comemorações, hoje e amanhã (sábado e domingo, não podia cair na segunda e terça?!) temos que comemorar! Primeiramente praticando o que sabemos e como ninguém é de ferro, vale um doce, uma cervejinha, um dia de preguiça….. mas sem exageros, heim?!

Um grande abraço para nós que trabalhamos com a saúde e desempenho dos nossos atletas!!!

(Não se esqueçam de dar um abraço para os nutris e treinadores ….)

Anúncios

10 pensamentos sobre “Parabéns aos profissionais mais ligados à corrida !!!! Será?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s