TAEKWONDO: PREPARANDO NOSSOS PEQUENOS PARA SEREM ADULTOS DE VERDADE

Segundo a Federação Brasileira de Taekwondo, este esporte é uma arte marcial que surgiu cerca de 2000 anos atrás na Coréia. No Brasil foi introduzido em 1970 pelo pelo grão-mestre Sang Min Cho. O significado da palavra em si é “Tae” (pé), “Kwon” (mão) e “Do” (arte ou caminho), ou seja, O CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS.

Esta modalidade ensina técnicas de defesa pessoal e de luta utilizando-se mãos, braços e pés, mas é caracterizado por chutes de muita explosão. Conforme afirma o site kattaekwondo o Taekwondo pode oferecer inúmeros benefícios para os praticantes como, por exemplo: aumento da resistência cardiovascular, fortalecimento muscular, confiança, disciplina, concentração, trabalho em equipe, dentre outros.

Mas por que estou falando sobre o taekwondo? Quis descrever sobre esta arte marcial porque eu comecei a me tornar mais ativa iniciando no taekwondo. Como já contei antes, eu matriculei eu e meus dois filhos (uma menina de 5 e um menino de 9) nesta modalidade. Pra mim o que percebi de mudanças, foram melhora da flexibilidade, alongamento, aumento da resistência cardiovascular e concentração. Pratiquei mais de um ano e depois parei porque me sentia muito cansada, pois estava fazendo muitas atividades esportivas e tive que abdicar de algumas. Como queria correr, parei por hora o taekwondo. Mas meus filhos continuam, nesta semana houve o exame de faixa (eles foram para a faixa dourada) com a presença do mestre Fernando Madureira (técnico da seleção brasileira de Taekwondo) e do professor Cezar Bocalon dos Santos.

O que me chama a atenção deste esporte é a questão da disciplina com as crianças. Segundo Fernando Madureira no dia do exame, ele falou sobre a importância das crianças respeitarem os pais e professores, também de que precisa auxiliar nas atividades da casa, arrumar suas próprias camas, roupas, etc. A importância de uma alimentação correta, do cuidado com o corpo. O taekwondo é uma filosofia de vida e que ajuda o indivíduo a se tornar alguém com princípios. Como o próprio mestre disse, as crianças estavam lá treinando e se esforçando ao invés de estarem fazendo algo ruim e que todos são o futuro do nosso país e que nós pais, devemos ajudá-los a serem pessoas honestas e boas para com os outros.

É muito difícil criar os filhos para serem pessoas corretas, inteligentes, estudiosos, trabalhadores …. Às vezes não sabemos como agir. Castigo ou abraço? Correção ou diversão? Bala ou salada? São tantas decisões pensando sempre no melhor e acho que o taekwondo dá uma “mãozinha”.

Ahh! Este ano meus lindos foram campeões paranaenses de taekwondo…. fofo, não é? Mas a menor já está com a nova faixa confiscada por algumas semanas, para melhorar o respeito e a disciplina. E assim vai, um dia ganha no outro perde. São os pequenos aprendendo os valores da vida!

foto (9) taekwfoto (10)

20130823-141237.jpg

Deixe um comentário

