SUCO DE FRUTAS VERMELHAS: ANTIOXIDANTE, ENERGÉTICO E REFRESCANTE. HUMMM!!!!….UMA DELÍCIA….

A temperatura está subindo e o animo para treinar também, que tal um suco energético e antioxidante para o pré-treino, que ainda de quebra, auxilia a hidratação do organismo nesse clima seco? Os sucos além de serem refrescantes, são ótimas opções em oferecer alimentos nutritivos para o organismo de forma rápida, e para quem não gosta de frutas e verduras é uma excelente alternativa. Um copo de suco oferece várias vitaminas e sais minerais importantes que desempenham funções necessárias ao corpo. Mas, importante é dar preferência para os sucos naturais de frutas ou polpas, pois não possuem corantes, conservantes, sódio e alto teor de açúcar.

Para suportar o calor e o clima seco, que tal um suco de frutas vermelhas? Mas antes, vamos explicar sobre o poder nutricional dessas frutinhas maravilhosas e saborosas, e os demais ingredientes utilizados nessa receita.

Morangos: excelentes fontes de vitamina C, folato, fibras e manganês. Também são fontes de vitamina K, potássio e magnésio. Ainda possuem antioxidantes fitoquímicos, incluindo o ácido elágico e os flavonoides antocianina, catequina, quercetina e kaempfarol. Alguns estudos apontam a habilidade dos fitoquimicos para prevenir a oxidação do colesterol LDL, melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos e reduzir aglomerações de plaquetas no sangue e as inflamações, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

Amoras: possuem elevados níveis de antioxidantes, excelente fonte de vitamina C, K, folato e fibras, manganês e cobre, boas fontes de vitaminas A, E, niacina, potássio, magnésio, zinco e ferro; também são ricas em antioxidantes fenóis e flavonoides (antocianina). Alguns estudos relatam que os altos níveis de antocianina e fenóis contidos no extrato de amora funcionam juntos como poderoso agente anticancerígeno e antioxidante.

Framboesas: excelente fonte de vitamina C, K, fibras e manganês; é boa fonte de vitamina E, folato, potássio, magnésio, cobre e ferro. Também é rica em antioxidantes fenóis e flavonoides (antocianinas). Alguns estudos descobriram que o extrato de framboesa inibia diversos estágios de desenvolvimento do câncer de cólon.

Mirtilos: ricos em vitamina C, K, fibras e manganês; contém antioxidantes, flavonoides, tais como antocianinas, kaempferol e estilbeno. Estudos revelam os altos níveis de pterostilbeno no mirtilo e possível efeito na prevenção do câncer.

Linhaça: excelente fonte de fibras, proteína, tiamina, magnésio, fosforo, cálcio, potássio, ferro, zinco e selênio; também é rico em ômega-3 e ligninas, que podem ajudar a prevenir o câncer e doenças cardíacas.

Chá verde: possui antioxidantes.

Agave: é uma planta suculenta, originaria do México. Da variedade Azul é produzido o extrato ou xarope de Agave. É um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar, e de baixo índice glicêmico (se transforma em glicose de maneira mais lenta).

E aí gostou? Já conhecia o poder dessas frutinhas?… Então, tome nota e inclua também essa no seu caderno de receitas, pois o seu preparo é muito rápido e fácil…

RECEITA DE SUCO ANTIOXIDANTE E ENERGÉTICO:

SUCO DE FRUTAS VERMELHAS COM LINHAÇA:

12 unidades de morango, 8 unidades de amora, 8 unidades de framboesa, 10 unidades de mirtilo) ou 2 polpas (100g cada) de frutas vermelhas
1 ½ xícara de água ou água de coco ou chá verde
2 colheres rasas de sopa de linhaça dourada em pó
1 ½ colher de sopa de calda de agave
Cubos de gelo se preferir.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Calorias totais por porção: 120 Kcal em 1 copo de 200ml; e possui 12% dos valores diários (VD) de fibras (3g de fibra por porção).

Dicas:
•Você pode também substituir uma ou duas das frutas por melancia, que também é rica em antioxidantes, licopeno e tem alto poder de hidratação.
•Se você prefere utilizar as frutas, mas não tem tempo de ir ao mercado toda semana, compre as frutas e separe em porções, embalando em sacos plásticos apropriados, retirando todo o ar, feche bem e armazene no congelador por até 90 dias. Quando bem feito o congelamento mantém as propriedades nutricionais das frutas, ao utilizar, apenas retire do congelador pelo menos 15 min. antes. Só não se esqueça de higieniza-las devidamente e seca-las bem antes do congelamento, e retirar todo o ar da embalagem .
•Se você quiser uma consistência como do smoothie, acrescente um iogurte natural (desnatado) ou tipo grego e reduza o teor de água para ½ xícara, e de preferência, bata com as frutas congeladas ou polpas. É excelente para dias quentes e também pós-treino, pois além de combater os radicais livres, devido ação dos antioxidantes, com a adição do iogurte agrega valor proteico.
•Você pode substituir a calda de agave por mel, açúcar mascavo ou o adoçante de sua preferência.
•E ainda, se você quiser turbinar ainda mais esse suco poderoso, adicione uma colher de sopa de açaí em pó ou ½ xícara de polpa de açaí natural.

E aí gostou dessa receita também? Todas as receitas são elaboradas e testadas, visando à facilidade, praticidade e o poder nutricional dos alimentos funcionais. Cada receita aprovada é registrada em foto, para que você visualize como ela é. O Nosso Diário de Treino quer que você curta e aprecie esse suco e muitas outras receitas que iremos compartilhar com você. Dê sua opinião, faça a receita e compartilhe conosco e com seus amigos.
Até a próxima receita
bjo

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