Me ajudem!! É fartlek ou intervalado?

fartlek

Fonte imagem: http://www.nyrrf.org/ycr/ars/about/news/jan11.asp

Outro dia fiz um treino e achei que era fartlek, mas fiquei em dúvida. São tantos os tipos de treinamento: Intervalado, fartlek, contínuo, progressivo, regressivo, regenerativo, tempo run…. ufa….

Vou tentando esclarecer os tipos de treino e exemplificar no decorrer dos dias. Hoje vou focar no fartlek e intervalado.

Pelo meu conhecimento e o que pesquisei, fartlek é um tipo de treinamento em que o corredor pode variar a intensidade, velocidade e o tipo de terreno. É um método em sua essência concebido para aproveitar o treinamento, “brincar” no percurso, não possui uma regularidade e é excelente para sair da rotina de treinos muito rígidos sendo mais divertido.

Está dando para entender? Ainda meio confuso? Vou exemplificar. Durante um treino de 40 minutos, pode-se variar o percurso com tipos diferentes de terreno, alternando entre correr na grama, asfalto e terra. Correr em subidas e descidas. Alterna-se a intensidade com alguns minutos de corrida forte e outros leve, sem parada para descanso.

O fartlek é muito confundido pelo treinamento intervalado. (Aliás, o fartlek que eu estava fazendo na verdade era um intervalado, eu acho…). Este é caracterizado por períodos de treino intenso e seguido por descanso. Costuma-se chamar vulgarmente de “tiros”, ou seja, é estabelecida uma distância em determinado tempo e depois com descanso também estabelecido. Exemplificando: 10X1000m (forte) com descanso de 2 minutos caminhando. Este método é mais rígido e objetivo. É recomendado para quem tem alguma experiência em corridas. Ambos os tipos (intervalado e fartlek) aumentam a velocidade e resistência, aumenta a queima calórica e melhora a coordenação motora dos corredores. Além do que nos momentos de descanso ou desaceleramento da corrida, ocorre um acúmulo menor de lactato e isto retarda a fadiga.

Vamos acrescentar o treinamento com fartlek ou intervalado? Acho que podemos ter os dois na nossa planilha de treino. Que tal?

 Referências:

GUGLIELMO LGA, GRECO CC, DENADAI BS. Effects of strength training onrunning economy. Int J Sports Med, 2009; 30: 27-32

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2003.

MOHR M, KRUSTRUP P, NIELSEN JJ, NYBO L, RASMUSSEN MK, JUEL C, BANGSBO J. Effect of two different intense training regimes on skeletal muscle ion transport proteins and fatigue development. American Journal Physiology Regulatory Integrative and Compative Physiology. V.292, n.4, p. 1594-1602, 2007.

TUBINO KJG, MOREIRA SB. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 13ª Ed. Rio de Janeiro, Shape, 2003.

Veja meu treino de segunda-feira:  Na sua opinião é fartlek ou intervalado?

treino1

Anúncios

17 pensamentos sobre “Me ajudem!! É fartlek ou intervalado?

  1. Vanessa, a minha planilha é cheeeeeia de tiros. Me falaram que pra aguentar a maratona é um dos melhores. Mas eu sofro que nem uma doida. Eu te confesso que nem sei esses nomes direitos. Toda vez que tenho na planilha um nome diferente tenho que perguntar pro professor qual é. rsrsrsrsrs Uma beijoca.

  2. Olá Vanessa, não sendo especialista em treinos julgo que o que fizeste foi um treino intervalado (também conhecido por “Treino de séries”). É verdade que o fartleck é idêntico mas na minha opinião a diferença está em não ser tão estruturado, ou seja com intervalos mais aleatórios e de distâncias diferentes.

    Pessoalmente costumo fazer do fartleck algo do género “Vou acelerar até aquele cruzamento”, depois volto ao ritmo normal, mais à frente tenho uma subida e decido fazer toda em “sprint”. Tal como disseste é mais uma espécie de brincadeira.

    Bons Treinos

  3. Ei Vanessa!!!! Ótimo post! Sempre fica uma dúvida danada… intervalado, fartlek e tiros! E é isso! Jajá procurei muita leitura sobre e nenhuma é muito clara em dizer isso é x ou y. Acho que fica uma característica maior e por isso logo damos um nome! Gosto de puxar o fartlek para a questão do brincar…..uma corrida mais solta e com variação de espaço e velocidade! http://www.fartlekrun.blogspot.com

  4. Oi Vanessa, eu também me confundia direto com esses 2 treinos. O fartlek entendo a mesma coisa que você….eh um treino com intensidades variadas (pequenas mudanças de intensidade/velocidade) para fugir da mesmice…..Quanto ao Intervalado, o objetivo eh alternar intensidades leves com intensidades fortes, visando melhorar seu condicionamento e acostumar seus batimentos a operar em alta intensidade e retornar para seus batimentos para ritmo mais leve.

    Apos ter lido sua prova de 21 Km, recomendo fortemente que você faça musculação….eh mandatório fazer musculação para prevenir lesões.

    Um abraço e quem sabe não nos vemos em alguma corrida.

    PP Runner /+/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s