Frio: treinar ou não treinar, eis a questão!!!

Ontem e hoje foi super difícil vencer a preguiça e sair no frio pra treinar. Ontem corri na esteira e hoje fui fazer aula de muay thai, mas confesso que a vontade de ficar debaixo das cobertas foi enorme. E aquela vontade de tomar um chocolate quente….

É nessas horas que temos que ter aquela enorme força de vontade.

Por que no frio ficamos mais preguiçosos? Simplesmente para economizar aquela energia que você está lutando pra gastar! Ou seja, o organismo queima mais calorias pra manter a temperatura corporal e com isso nós ficamos mais lentos e parados pra não gastar energia desnecessária. Então no inverno é uma ótima oportunidade pra eliminar peso, entretanto é preciso tomar cuidado, pois junto com o aumento do metabolismo e maior gasto energético, vem também o aumento do apetite, principalmente pelos alimentos calóricos e gordurosos.

Por que aumenta nossa fome? Isso ocorre para que possamos ingerir mais calorias e assim ajudar a manter a temperatura do corpo, aliado a isso, a leptina (uma proteína responsável pela saciedade, aumento do gasto calórico e diminuição da ingestão alimentar), no frio tem produção diminuída. O hipotálamo também tende a demorar mais para receber o aviso de que já estamos saciados durante as refeições, então comemos mais.

A grosso modo é preciso saber que seu corpo tem mais fome e preguiça mas também que ele gasta mais calorias pra manter seu corpo quente. Então temos que tirar proveito dessa situação mantendo uma dieta equilibrada, aumentando a intensidade dos treinos e assim nós podemos aumentar nosso gasto calórico em mais de 10%.

Só não podemos nos esquecer de aquecermos e alongarmos bem antes e depois dos treinos além de usarmos roupas e acessórios que ajudem a nos aquecer.  É primordial usar materiais que permitam a transpiração normal.

E então: quem teve coragem de sair da cama e treinar hoje?

Anúncios

6 pensamentos sobre “Frio: treinar ou não treinar, eis a questão!!!

  1. Oi Vanessa embora Salvador seja sempre quente, tem dias que fico também com preguiça para correr.

    O jeito é sair e não deixar a preguiça encostar.

    Abraços e seja bem vinda ao mundo dos blogs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s